• Organizada(Mente)
  • Posts
  • 99% Das Pessoas Não Entendem Direito Produtividade & Organização

99% Das Pessoas Não Entendem Direito Produtividade & Organização

Carta 59 - Se você ainda mistura produtividade pessoal com profissional, precisa ler isso.

Se você se acha produtivo(a), cuidado!

Você se considera uma pessoa produtiva?

Há alguns meses, eu fiz uma enquete perguntando sobre isso nas minhas redes sociais e a maioria respondeu que sim.

Mas, você se sente verdadeiramente produtivo em todas as áreas da sua vida?

Provavelmente você repensou sua resposta anterior.

Em um mundo de tantas desinformações e achismos, criar um modelo para avaliar a produtividade se torna uma tarefa bem desafiadora. No entanto, com a estrutura Organizada(Mente) isso se torna simples.

Com base em minha experiência de mais de seis anos como mentor identifiquei alguns cenários comuns:

  • A mãe que é super produtiva com a gestão da família e do lar, mas que tem dificuldades com tecnologia e IA em seu trabalho e acaba desperdiçando mais tempo que o necessário. Se sente frustrada com a falta de progresso na carreira.

  • O executivo que é super eficiente em sua empresa, mas quando chega em casa sofre em estar presente com seus filhos e em aquecer seu casamento. Sua mente está cada vez mais estressada e sobrecarregada, clamando por paz.

  • O expert da tecnologia que domina qualquer app, mas que não consegue criar um método de produtividade que funcione para ele. Sente-se perdido sobre o que fazer todo santo dia e não entende porque um "app mágico" não o torna mais produtivo.

Esses 3 perfis são de casos reais de pessoas que já atendi em mentorias ou na comunidade Organizada(Mente). Se identificou com algum deles? Acha que você está em um meio termo entre um e outro?

Qual é seu gargalo de produtividade?

As pessoas enxergam produtividade como uma coisa única e abstrata e por isso não tem a mínima ideia de como evoluir

Toda vez que temos uma visão vaga sobre um conceito, tendemos a ter processos não esclarecidos e cheio de gargalos.

  • Se eu vejo sucesso como quantidade de dinheiro na minha conta, qualquer outra coisa que faça minha vida evoluir, mas que não tenha dinheiro envolvido, considerarei fracasso ou não sucesso.

  • Se eu vejo amor como sendo um sentimento, nunca conseguirei ser um marido completo que também respeita, admira, valoriza e se compromete com minha esposa.

  • Se eu acho que felicidade é estar sorrindo o tempo todo, qualquer coisa que envolva propósito de vida e que não é tão prazeroso, será considerado monotonia.

O problema da produtividade é esse: uma visão limitada e abstrata.

E é por isso que muita gente sofre com produtividade no casamento, na paternidade ou na carreira. Porque você se desenvolve em uma área e não evolui em outras.

Para evoluir sua produtividade de maneira integral, você precisa primeiro expandir sua visão sobre as esferas da produtividade, que são três:

  • Produtividade Pessoal: eventos familiares (consultas médicas, viagens, aniversários), hábitos pessoais e tarefas domésticas.

  • Produtividade Profissional Individual: o trabalho central pelo qual você é pago para executar e é o único responsável por concluir.

  • Produtividade Profissional Colaborativa: trabalho que depende de você e outros responsáveis para ser concluído.

Eu demorei dez anos para entender isso e eu estaria muito mais longe na vida se tivesse entendido este modelo antes.

O caos que você cria na sua mente se levar a vida no piloto automático

Uma das coisas mais divertidas da minha profissão é que eu tenho acesso às agendas de todos que atendo — desde as pessoas mais simples até de executivos Forbes 30 under 30. Mas não importa o status social destas pessoas, elas repetem os mesmos erros todo santo dia.

Quer ver na prática?

Inscreva-se para continuar lendo

Esse conteúdo é gratuito, mas você precisa estar inscrito nas Cartas Essencialistas pra continuar lendo

Already a subscriber?Sign in.Not now

Reply

or to participate.