- Organizada(Mente)
- Posts
- A Maneira MAIS INTELIGENTE De Organizar Suas Notas e Seu Conhecimento
A Maneira MAIS INTELIGENTE De Organizar Suas Notas e Seu Conhecimento
Carta 62 - Um simples modo de pensar que torna tudo mais organizado.

Eu passei meus últimos 6 anos estudando a fundo as principais metodologias de aprendizado, e principalmente, gestão do conhecimento pessoal e colaborativo.
Apesar de gostar muito de alguns deles, sempre tive dificuldades de implementar nos meus apps de notas justamente porque não foram pensados para apps mais modernos e para a era da IA.
No episódio de hoje, irei te mostrar um método universal de organização do conhecimento que não exige esforço cognitivo e transforma qualquer informação em ações concretas. E o melhor, ele funciona em qualquer app de notas que você quiser usar, facilitando a transferência de informação entre apps, como também a migração completa das suas notas.
Ao final desta edição, você sairá com uma nova mentalidade. Um novo padrão mental de organização. E entenderá que apps não importam tanto quanto a gestão do seu conhecimento e o pensamento sem esforço (que é a primeira grande mudança pessoal na jornada Organizada(Mente)).
Os Gargalos Do Método PARA
Existem vários modelos de gestão do conhecimento como PARA, ACE, Zettelkasten. Todos eles são muito eficientes, mas após 5 anos organizando mais de 20 mil notas e atendendo centenas de mentorados, cheguei a uma estrutura universal que reaproveita o método PARA do Tiago Forte, mas que acrescenta 2 novas estruturas que faltam no método original.

PARA é um acrônimo para projetos, áreas, recursos e arquivados. É um dos métodos apresentados por Tiago Forte no livro Criando Um Segundo Cérebro e no próprio livro The PARA Method que sairá em português muito em breve.
Na minha experiência, foi o método que mais se alinhou com minha visão sobre gestão do conhecimento. Acredito que o conhecimento — sem aplicação prática em projetos e sem mudanças de identidade pessoal — é apenas acúmulo de informação.
O método PARA classifica a informação por acionabilidade e não por categorias como o Zettelkasten. Porém, todo método tem seus gargalos e é quase impossível criar um método que atenda às necessidades de todos.
Na minha experiência prática usando o PARA há 2 anos, notei que existem 2 gargalos no método original que precisei solucionar:
Como o PARA lida com acionabilidade, as ideias não tão acionáveis acabam ficando sem local específico para “morar”. E informações sem locais bem definidos geram confusão e caos mental.
Pessoalmente, acho muito confuso a definição de recursos dada pelo Tiago Forte. Ele menciona que recursos são tópicos de interesse que não tem prioridade agora.
Eu vejo recursos de uma forma diferente da dele. Para mim, recursos são informações úteis e reaproveitáveis em mais de um projeto e área. São informações mais universais que podem ser reutilizadas e compartilhadas a qualquer momento.
Queria parabenizar o Tiago por ter criado este método. Ele desbloqueou meu modo de pensar sobre o uso produtivo do meu conhecimento. E com todo respeito e admiração, fiz uma readaptação do método que chamo de (3I)PARA.
No campo científico, isso é bem comum. Cientistas continuam a linha de pensamento de outros especialistas e fazem novas interpretações e contribuições. E essa é a minha para o método PARA.
Agora vamos entender mais a fundo o que é o método (3I)PARA e como aplicá-lo na prática nos principais apps de notas usados pela minha audiência como Notion, Capacities e Obsidian.
O Método (3I)PARA
Inbox;
Indexes;
Insights;
Projetos;
Áreas;
Referências/Recursos;
Arquivados.
1. Inbox
Espaços temporários de informação quando não tenho tempo de esclarecer na hora.
Normalmente, uso minhas caixas de entrada quando não quero perder meu flow de pensamento profundo, hiperfoco ou quando estou em transições rápidas de atividades.
Deve estar sempre limpa e exige uma rotina diária ou semanal de esclarecimento.
Minha preferência pessoal é por uma rotina diária.

2. Indexes
Também são conhecidos por outros nomes como notas guia ou mapas de conteúdo.
Sua função é centralizar e agrupar informações sobre um tópico.
Eles servem como visão top-down sobre seu conhecimento e te ajudam a preencher as lacunas de informação para manter-se se especializando nos tópicos mais importantes para teu desenvolvimento pessoal e profissional.

Reply