• Organizada(Mente)
  • Posts
  • Organize Sua Rotina Definitiva: Pessoal, Profissional e Familiar

Organize Sua Rotina Definitiva: Pessoal, Profissional e Familiar

Carta 47 - O modelo perfeito entre caos e ordem.

A rotina pessoal e a profissional formam a base para viver a rotina familiar

Um breve resumo da parte 1 e 2 desta série:

  • Na rotina pessoal nós vimos a importância de tornar seus hábitos sem esforço criando rotinas de micro hábitos, adicionando IA's e automações para tornar o processo mais fluido.

  • Na rotina profissional nós exploramos o equilíbrio entre duas forças opostas: foco e presença. Seu trabalho é puro foco, sua família é pura presença.

  • Se você for simples na vida pessoal e focado(a) na vida profissional, terá mais tempo e presença para os momentos em família.

  • Por isso te apresentei esta sequência em uma série de 3 partes, pois não teria como falar sobre isso de maneira superficial.

Nem Sempre É Fácil...

No momento que escrevo para você esta carta, passo pela maior crise no meu relacionamento e meu maior pico de exaustão do primeiro ano de paternidade. Sim, não sou o "guru perfeito" que cria imagens ilusórias na internet.

A vida em família é assim: caordica.

Não, eu não escrevi errado...

Caordico é a mistura entre caos e ordem. Nossa rotina em família é ordenada: as crianças tem horários definidos para brincar, usar celular, comer, etc. Eu tenho meu momento de foco, e minha mulher o dela.

A chegada de um bebê cria um caos em toda a família: os momentos em casal são cada vez menores; a faxina na casa tem que ser diária; a quantidade de louças na pia aumenta; você tem muito mais interrupções durante o dia para acudir o bebê ou trocar a fralda dele.

Não sei se você já tem uma família ou se ainda está no processo. Família neste contexto, significa a família que você constrói, não a que você herdou.

A família na qual você é o(a) guardião(ã) do lar. Uma família onde todos são adultos tende a ser mais harmoniosa e mais fácil de lidar (eu falei tende, não estou afirmando com certeza).

Família e ordem são duas coisas opostas, assim como foco e presença que destilei na parte 2. Se você busca ordem e paz total em sua vida: não construa uma família neste momento.

Mas se você está decidido a mergulhar na jornada mais transformadora da vida humana, essa carta vai te trazer insights profundos sobre esta experiência e como integrar as 3 rotinas — pessoal, profissional e familiar — em um modelo sustentável e prático.

Redefina sua percepção sobre o tempo

"Os filhos tornam seus dias mais longos e seus anos mais curtos."
- Tiago Forte

A principal virada de chave na minha mente quando meu filho nasceu foi a percepção do tempo. Têm dias que eu só torço para o dia acabar logo de tão exausto que estou, mas têm dias que eu torço para que o dia demore acabar para que eu possa ver ele brincar e me olhar com aquele olhar terno e puro que ele tem.

Você não precisa ter filhos para observar a relatividade do tempo. Basta olhar para seus "dias perfeitos" e para seus "dias caóticos". Tudo que te estressa você quer que o tempo acelere, e tudo que te dá prazer, você quer que o tempo ande mais devagar.

Tempo é a maior ilusão da vida. Primeiro, porque essa coisa de quantificar tempo foi fabricada pelo homem durante a Revolução Industrial. As pessoas seguiam os ritmos da natureza antes disso.

Segundo, porque não sabemos quanto tempo de vida temos. Já passei por 3 experiências de quase morte, o que me fez entender a grande filosofia estoica de Memento Mori (lembre-se que você é mortal).

A maior causa da frustração em uma vida familiar é desejar mais tempo para outras rotinas: pessoal e profissional. Você tem dois caminhos aqui — se frustrar ou tornar suas três rotinas sem esforço.

O que vou compartilhar com você é o resultado do meu primeiro ano de paternidade, não é um modelo definitivo. Daqui uns 10 anos, tenho certeza que minha rotina será bem diferente, mas essa é a beleza da rotina, ela se adapta às suas necessidades de cada fase da vida.

Reorganize sua percepção sobre caos e ordem

É comum ficarmos bravos com as crianças porque elas bagunçam a casa, tiram tudo do lugar e não arrumam. Ter as coisas em ordem é excelente e traz paz, porém não tolerar um pouco de bagunça cria na sua mente uma rigidez controladora difícil de abandonar no futuro.

Inscreva-se para continuar lendo

Esse conteúdo é gratuito, mas você precisa estar inscrito nas Cartas Essencialistas pra continuar lendo

Already a subscriber?Sign In.Not now