• Organizada(Mente)
  • Posts
  • Procrastinação Sofisticada: A Procrastinação Disfarçada de Produtividade

Procrastinação Sofisticada: A Procrastinação Disfarçada de Produtividade

Carta 43 - O que você acha que é produtivo é bem diferente do que realmente é.

Aviso Importante:

A partir de agora as cartas vão se chamar Organizada(Mente): um novo padrão de organização e produtividade a partir de uma mente organizada que torna todo o resto organizado.

A escola se chamará Comunidade Organizada(Mente). A mentoria se chamará: Mentoria Individual Organizada(Mente).

O que muda não é a informação, mas o nível de acesso e suporte que você terá de mim e da nossa comunidade. Nas cartas você terá um pensamento além do óbvio por semana, de graça.

Na comunidade nós temos cursos, mentorias em grupo, grupo no Whatsapp e suporte além do óbvio. E na mentoria individual nós oferecemos organização e rotina personalizada para a sua configuração mental.

Procrastinação Sofisticada: Pare de Perder Tempo, Faça o Trabalho!

O filósofo grego Sêneca dizia que: "Não é que não temos tempo, é que desperdiçamos muito".

A procrastinação é um traço natural do ser humano, faz parte de nós. O problema é quando procrastinamos achando que estamos sendo produtivos.

A procrastinação óbvia é quando sabemos que estamos fazendo algo que não deveríamos estar fazendo: como ficar rolando a tela do celular sem nenhum objetivo em mente.

A procrastinação sofisticada, por outro lado, descreve um comportamento em que a pessoa adia tarefas importantes ao realizar outras atividades que parecem produtivas, mas que não são prioritárias. É um tipo de procrastinação mais sutil, pois envolve atividades que têm algum valor ou utilidade. Quando executamos ações desta categoria nos sentimos mais inteligentes.

Ler livros parece uma atividade produtiva, e de fato é, desde que você aplique o conhecimento adquirido em projetos reais que fazem sua vida progredir. Ler só por ler, sem nenhum objetivo de usar a informação é um ato de procrastinação sofisticada.

Consumir informação excessiva só pelo prazer de acumular novas ideias, mas raramente revisar estas notas e fazer algo com elas, também é uma forma sofisticada de procrastinar.

Organizar demais seus aplicativos ou sempre ficar buscando novos apps mesmo que os seus já sejam suficientes para fazer as suas tarefas, também é procrastinação sofisticada. Você sente que a organização extrema, ou aprender a usar o app mais moderno, é essencial para sua produtividade, quando na realidade, você perdeu tanto tempo pesquisando e testando estas coisas, que o verdadeiro trabalho foi deixado de lado em uma longa lista de tarefas não iniciadas.

Começar o ano com uma vision board e uma lista longa de metas cria a falsa sensação de que este ano será diferente, mas quando chega a hora de criar projetos e de fato executar as ações mais importantes na semana: você desanima, se desorganiza, se surpreende com as situações inesperadas e desiste de perseguir seus objetivos antes da metade do ano.

Aquele plano "perfeito" não era tão perfeito assim, e aquele tempo valioso que você gastou com ele, não será mais recuperado.

Percebe que todas essas atividades são úteis? Todas elas tem um valor prático. Você só precisa impor limites claros para não exagerar e adiar o trabalho que deveria estar sendo feito.

Nós não levamos a sério o poder das coisas simples

Quanto mais complicado é seu modo de pensar, mais complicado é seu modo de agir e mais complicado é atingir o resultado. Vou mostrar isso em uma equação simples:

Pensamento + Ação + Sentimento = Resultado.

  • Pensamento sem complicação leva à ação eficiente;

  • Ação eficiente gera um sentimento de confiança;

  • A confiança gera repetição;

  • A repetição gera o resultado mais rápido.

Mas quando você complica seu modo de pensar, atrasa seus resultados:

  • Pensamento complicado atrasa a ação;

  • A falta de ação gera frustração e auto cobrança;

  • Esses sentimentos geram inércia;

  • E inércia gera procrastinação.

Minha última década como autodidata foi, ao mesmo tempo, uma benção e uma maldição.

Uma benção por ter transformado completamente minha visão de mundo e ter construído inúmeras habilidades que a escola e a faculdade nunca me ensinaram. Uma maldição por ter criado uma vasta profundidade de conhecimento difícil de simplificar.

Quando alguém nos ensina algo simples, nós entendemos, afirmamos mentalmente: "Isso faz sentido!". Mas entender e aplicar são coisas totalmente diferentes.

Normalmente, o que é fácil de entender é difícil de aplicar.

Nossas ações carregam o peso emocional do julgamento. Na nossa cabeça, tudo o que fazemos deve soar inteligente aos olhos dos outros.

  • "Eu sei que preciso criar blocos de tempo no meu calendário, mas prefiro confiar na minha mente inteligente com as tarefas.";

  • "Eu sei que eu deveria anotar com minhas próprias palavras o que eu li hoje, mas prefiro só grifar, pois minha memória é excelente.";

  • "Eu sei que eu deveria só agendar 3 tarefas por dia, mas eu confio na minha capacidade de fazer 10.".

"Eu sei... Eu sei... Eu sei...".

Toda vez que você começa uma frase com "Eu", é seu ego tomando conta das suas decisões.

Você não vai ser organizado e produtivo porque acha que é. Muito menos ser autoridade na sua carreira porque se acha o melhor.

Concordo que ações falam mais do que palavras, e que devemos agir com inteligência. Mas após 10 anos sendo egoísta ao extremo, admito que "a simplicidade é o maior grau de sofisticação", como dizia o gênio Leonardo Da Vinci.

Os gênios da história são as pessoas com maior quantidade de conhecimento agregado e com maior experiência prática em suas áreas. Mas, ao mesmo tempo, são as pessoas com maior capacidade mental de simplificar coisas complexas.

O Poder da Simplicidade Genial

Sabe o que é inteligente? Fazer o trabalho!

Existem dias que eu nem abro meus aplicativos. Fico tão excitado com o valor que minha ação irá gerar, que vou logo para a execução.

Aquela atividade que leva 3 passos para concluir, pode levar 2!

A atividade que leva 2 passos, pode levar 1!

Aquele texto que você escreve de 1200 palavras, pode ser escrito em 800 palavras, sem perder o sentido e a profundidade.

Você pode ser simples e inteligente ao mesmo tempo.

Você pode concluir seu trabalho: sem apps, sem internet, sem estar no computador, sem estar em casa, no aeroporto, em qualquer lugar. Desde que simplifique sua rotina.

Não coloque sua escada no objetivo errado

Nós todos sabemos como escalar, como crescer, como dedicar-se a algo que realmente queremos. Porém, em alguns momentos, podemos escalar ao topo de algo que não nos preenche.

Não há nenhuma razão em estar no topo apenas por estar no topo. Escolha bem onde vai colocar sua escada antes de subir os degraus.

Não há vantagem em consumir informação sem um projeto em mente. Não há inteligência em organizar demais arquivos que quase nunca serão utilizados. Não faz sentido esperar o "plano perfeito" ficar pronto se não podemos prever os eventos inesperados da vida.

Coloque sua escada na simplicidade. Busque sempre a maneira mais simples, e inteligente, de fazer algo.

É sobre ser simples, não simplista. Simples é reduzir ao essencial com profundidade, enquanto simplista é reduzir ao ponto de ignorar a complexidade necessária.

Escudos de Tempo: A Única Forma De Proteger Seu Tempo

Só é realmente livre aquele que sabe estabelecer limites claros.

Quando o assunto é gestão de tempo, os gurus vão te ensinar a criar blocos de tempo. Também dirão para você que é uma técnica eficaz. De fato é, mas, o que eles não dizem, é que você precisa muito mais de escudos de tempo.

Blocos de tempo são ações passivas que não exigem esforço. Você abre seu calendário digital, agenda um horário e clica em repetir. Pronto.

Mas só é produtivo quando você respeita esse plano!

A procrastinação ocorre quando trocamos a ação prioritária por uma ação mais fácil, prazerosa, ou pior, por nenhuma ação.

Escudos de tempo são blocos de tempo com um não explicito para a procrastinação ou qualquer outra distração. Você realmente protege seu tempo de qualquer outra coisa.

Para escrever essas cartas para você, eu implementei um escudo de tempo todas as quintas-feiras no meu calendário. Nada entra além da escrita neste momento:

  • Nenhuma reunião "urgente";

  • Nenhum "conteúdo de valor" para consumir;

  • Nenhum "produto inovador" para construir.

Escudos de tempo vão te ajudar a assumir o controle do seu tempo. Porém, você também vai precisar queimar sua gordura mental. E a melhor forma de fazer isso é pensando ativamente e aplicando sua inteligência em ações estratégicas na sua semana.

Pare de Consumir Informação e Ganhar "Gordura Mental"

Não coloque essas ações na sua lista de tarefas: ler, consumir, ver link, etc.

São apenas distrações do real trabalho e não precisam ser agendadas no seu dia. Consuma conteúdo selecionado no fim do dia e por um tempo limite. Do contrário, você será consumido(a) pelo oceano de informações disponíveis online.

A maneira mais elegante de combater a procrastinação sofisticada é: usar um aplicativo de consumo posterior. Você não tem noção do quanto isso salvou meu cérebro de ser possuído por aqueles "conteúdos de valor" que sequestram nossa atenção todos os dias.

Se algo chama a minha atenção, eu compartilho com o Reader do Readwise, esse conteúdo fica salvo para ser consumido quando eu quiser. O progresso de consumo também fica salvo, ou seja, isso me permite ter a paz mental de poder parar a qualquer momento e continuar de onde parei somente quando sobrar tempo durante blocos noturnos mais calmos.

Perceba que meu conhecimento sempre está em fluxo. Em outras palavras, consumo informação com um objetivo claro de usá-las em projetos importantes em todas as áreas da minha vida.

  • O objetivo de usar redes sociais é adicionar itens à minha lista de leitura posterior.

  • O objetivo de ler esta lista é adicionar os destaques no meu aplicativo de gestão do conhecimento.

  • O objetivo de revisar esses destaques é adicionar valor à minha escrita.

  • O objetivo de escrever é mudar a maneira de pensar do leitor.

 

A escrita é produtiva tanto para ensinar, quanto para aprender. Vejo pessoas, com frequência, separando 1 hora para consumir (acumular gordura mental), mas não reservando pelo menos 10 minutos para escrever algo com suas próprias palavras (queimando gordura mental).

Quando escrevo eu dou sentido prático ao meu consumo intencional de informação. Adiciono meu próprio ponto de vista para tudo que aprendo e transformo mentes no processo (espero que seja o seu caso).

Nós vivemos a era com mais "obesos mentais" da história!

Lembre-se: Ações produtivas produzem resultados concretos em sua vida e transformações profundas na sua maneira de pensar e se comportar. do contrário é procrastinação óbvia ou sofisticada.

🧠 PENSE DIFERENTE

  • O Jeito antigo: Planejar e Ler Muito É Essencial Para Produzir.

  • O Novo Jeito: Planejamento e Leitura na medida certa são essenciais. Se eles substituem a ação, não são essenciais.

💎 ESSENCIAL PRA SUA SEMANA

Crie Escudos de Tempo e Instale Um App de Leitura Posterior

  • Os escudos de tempo vão proteger suas prioridades.

  • O app de leitura posterior vai reduzir sua obesidade mental.

Se não quiser pagar o Readwise que é mais caro. Instale o Raindrop que é grátis.

🧠 PENSE COMO UM ESSENCIALISTA

Não deixe o processo atrapalhar o progresso.

Todas as vezes que organizar te der mais trabalho do que executar, prefira executar.

👀 VALE A PENA CONSUMIR

É sempre um prazer escrever pra você, nos vemos na próxima semana!

Grande abraço,

Léo

🧠 Quer se Conectar ou Aprender Mais Comigo?

Conheça as jornadas de aprendizado que construí pra você 👇🏻

Como você avalia a edição da Carta Essencialista hoje?

Sua opinião é essencial para melhorá-la e continuar escrevendo.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.