- Organizada(Mente)
- Posts
- Rotinas Simples Para Vidas Complexas Parte 2: Rotina Profissional
Rotinas Simples Para Vidas Complexas Parte 2: Rotina Profissional
Carta 46 - Como equilibrar vida pessoal e profissional na medida exata.

Na carta 45, eu compartilhei a rotina pessoal sem esforço e disse que ela é a primeira das rotinas justamente porque desde a infância nós temos uma rotina pessoal. Compartilhei princípios atemporais sobre produtividade sem esforço e dei exemplos claros de como tornar sua rotina pessoal mais fácil e prazerosa.
Hoje vamos nos concentrar na parte 2: O equilíbrio entre rotina pessoal e profissional. É aqui que as coisas começam a ficar complexas na vida de muitas pessoas. Pelo menos das que não lerem esta carta.
☯ Você terá uma definição surpreendente do significado de equilíbrio;
✅ Compartilhei diversas dicas práticas de como tornar o equilíbrio pessoal e profissional mais fácil, e então, sem esforço;
E como transicionar entre o estado de foco 🧠 para o estado de presença 💗 (e vice-versa).
Esta é uma das cartas mais longas que já escrevi, então se você não quiser algo profundo, isso não é para você. Pode voltar aos conteúdos rasos de Youtube ou outras redes sociais.
Mas se quiser algo profundo e mais permanente na sua rotina, esse processo será transformador. Indico a salvar este e-mail para ler sempre, pois é um manual de consulta.
A Rotina Profissional Sem Esforço
A rotina pessoal é a primeira das rotinas e é introduzida a nós na infância pelos nossos pais e primeiros educadores. A vida começa a ficar complexa quando começamos a trabalhar, agora temos duas rotinas para equilibrar, e é aqui que muitas pessoas perdem o equilíbrio da vida.
Minha missão é te ajudar a resgatar este equilíbrio te ajudando a enxergar os detalhes sutis da criação de rotinas, que provavelmente ninguém te ensinou.
O primeiro desafio ao equilibrar rotina pessoal e profissional é entender o significado de equilíbrio.
Nota: Sempre que quiser ter mais clareza sobre qualquer coisa, comece pelos princípios primeiro. Muitos especialistas de classe mundial tem o hábito "back to basics" (voltar aos princípios básicos) quando se encontram estagnados e não conseguem mais evoluir. Quase sempre a resposta está em um princípio básico que não foi dominado no início.
Equilíbrio não é algo que se conquista e mantém, mas algo que se ajusta constantemente
Equilíbrio é uma palavra ambígua, que tem múltiplos significados, e isso dificulta a clareza. Se você pesquisar no dicionário encontrará isto:

Desde a adolescência eu tenho o hábito de consultar o dicionário, e quase sempre encontro inúmeros significados para a mesma palavra e isso me causava confusão mental. Há alguns anos atrás, resolvi mudar minha abordagem e criar meu dicionário pessoal.
Para cada palavra importante do meu dia a dia tenho uma definição clara sobre isso. E equilíbrio é uma palavra que faz parte do meu top 10 de palavras mais importantes da minha vida.
Eis o que meu chatGPT disse que equilíbrio significa para mim com base nas interações sutis que tive com ele no último ano:
Para você, equilíbrio significa a arte de alinhar forças opostas (produtividade e descanso, autodidaxia e orientação externa, razão e emoção) para manter um estado sustentável de crescimento e impacto.
Veja o quanto isso traz clareza para nossa reflexão de hoje.
As pessoas tem dificuldade em equilibrar vida pessoal e profissional justamente por isso: são forças opostas.
Quando você está focado no trabalho não tem estado de presença para tuas reflexões pessoais, muito menos para tua família — foco é oposto ao estado de presença.
Você precisa produzir no seu trabalho, mas precisa descansar entre os blocos de foco — descanso é oposto à produtividade.
Você precisa desenvolver habilidades em momentos de solitude (como escrever esta carta), mas também precisa de mentores ao longo da jornada — voz interior x voz exterior.
Talvez você não enxergue agora, mas sua vida é um pêndulo entre duas coisas opostas. Sua mente está lidando com forças opostas à todo momento:
"Preciso terminar aquela tarefa crucial do projeto."... "mas preciso estar presente com meu filho agora";
"Minha intuição diz que tenho que arriscar nesta ideia"... "mas os conselhos que recebo falam que é uma má ideia";
Em outras palavras, a rotina pessoal se fortalece no estado de presença, já a rotina profissional no estado de foco.
O segredo do equilíbrio está neste pêndulo: presença para o foco e foco para a presença.
Sua mente deve ter a habilidade de mudar de um estado mental para o outro na sua rotina diária. Precisa haver alguns minutos de transição entre estes dois estados mentais para assegurar o equilíbrio perfeito.
Seu calendário é a fonte única da verdade (FUV) para descobrir como sua mente está lidando com este pêndulo que controla tua atenção entre presença e foco.
Vamos analisar minhas manhãs atuais: devocional (presença com Deus), escrita (presença comigo e foco ao mesmo tempo), tempo de qualidade com meu filho Mateo (presença).

Essa não é a realidade das pessoas que mentoro, muito menos dos meus alunos. Normalmente, a manhã deles é algo parecido com isto:
Ver notificações do celular ao acordar*(sequestro de foco já pela manhã e pensamentos ansiosos intrusivos)*;
Pensar sobre o que precisa ser feito naquele dia (confusão mental sobre o que importa);
Toma café e vai trabalhar (Priorizar trabalho acima de qualquer outra área da vida).
A rotina profissional é a mais "egoísta" de todas: ninguém está nem aí para seus desejos pessoais, para seu tempo de qualidade com sua família, para seu bem estar. Neste caso, sua agenda é controlada por "estranhos", pessoas que raramente fazem parte do teu dia a dia.
Agora, vamos analisar as minhas tardes: Criação de conteúdo profundo (hiperfoco), projetos*(hiperfoco)*, mentorias (foco raso e muita presença), reuniões (foco raso e presença).